terça-feira, 30 de agosto de 2011

Corsets - Breve história

Eu prometi que faria os posts desta semana nem sei por que eu fiz isso. Então, como eu quase sempre mantenho minha palavra, a "Semana de Posts da Luiza" começa exatamente agora.


Pensando com meus botões, ou melhor, com minhas ilhoses, resolvi começar pelo começo a principio ia começar pelo fim.
Muitas civilizações das mais variadas épocas infindáveis anos atrás, já utilizavam faixas e afins para modelar e valorizar o corpo, dessas eu nem sei muita coisa então nem vou falar por enquanto. Já o corset ou espartilho propriamente dito surgiu por volta do seculo XVI e era usado principalmente para corrigir a postura e dar apoio aos seios.



Só algum tempo depois é que começou a ser usado para modelar, ou seja, apertar bastante para ressaltar quadris e peito e diminuir a cintura. Eles eram confeccionados em tecidos bem firmes e engomados, para dar sustentação eram utilizadas hastes de madeira e se não me engano metal em alguns casos. Como é de se imaginar, eles não eram tão confortáveis, assim, depois começaram a ser feitos com barbatanas de baleia, que eram mais flexíveis e garantiam um maior conforto.


São de épocas diferentes, mas enfim...

Lá pelo século XVII, eles começaram a ser mais enfeitados e levados mais "a sério".
Cada vez mais, as cinturas iam diminuindo e preocupando cada vez mais os médicos, uma vez que o corset comprime as costelas e órgãos internos como vocês podem ver na imagem.

Acho que o ápice foi durante a Era Vitoriana, aliás qualquer dia desses vou falar só sobre essa época. Não só os corsets eram lindos como todo o vestuário.

Pelo que eu sei, essa peça extraordinária praticamente não era mais usada lá por 1900, por diversos motivos:
- alguns estilistas tiveram a brilhante ideia de "inovar" e lançaram a moda de visuais mais soltinhos, com formas mais naturais. Entre eles estavam Paul Poiret e Coco Chanel.
- A grande culpada foi Mary Jacobs, que criou o Sutiã, pois seu espartilho além de apertar muito, aparecia no decote de seu vestido de noite ¬¬ Essa nova peça permitia muito mais liberdade de movimentos, além de proporcionar maior conforto e praticidade.



A partir de então, o corset caiu em desuso mas nunca se extinguiu completamente.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário