sábado, 15 de outubro de 2011

stop motion

Tá, primeiro explicando o motivo do post: como todo mundo provavelmente sabe, essa semana, mais especificamente quarta-feira, seria aniversário do animador Arthur Clokey, um dos pioneiros do uso de stop motion, que morreu no ano passado. Você provavelmente sabe disso, porque estava no Google.

Um dos primeiros personagens em stop motion criados por ele foi Gumby, essa coisinha verde suuuuper fofa:

Enfim, apesar de reconhecer o trabalho de Clokey e achar ÓTEMO, a verdadeira razão de existir deste post, como todos sabem, é outro...
Sim, o pai dos espíritos e esqueletos, o senhor dos personagens bizarros: Tim Burton!
Tim Burton também sempre achou stop motion um negócio muito genial.
Aliás, pra quem não sabe o que é stop motion, aqui uma explicação: os personagens do desenho são feitos em massinha de modelar e depois fotografados quadro a quadro (só pra vocês terem uma ideia, cada segundo de filme tem 24 quadros, ou seja, 24 posições diferentes dos bonecos em 24 fotos.), então, vocês devem imaginar a trabalheira que isso dá.
Então, pra se fazer stop motion, ou você tem que ter muito amor pela coisa ou ser completamente louco. Tim Burton é as duas coisas (:
E é por isso que ele não recorre a desenhor no papel ou recursos de computação gráfica para dar vida aos seus personagens animados: ele faz tudo na unha, em massinha, que, pelo menos na minha opinião, deixa o trabalho muito mais rico.

Nesse momento então, eu vou listar os filmes dele feitos em stop motion, por ordem de lançamento:

1 - Vincent
Um curta de 8 minutos, que além de ser em stop motion é inteirinho em verso. Foi seu primeiro trabalho, e nem por isso é menos genial. Narrado por Vincent Price, é a história de um menino que sonha em ser o ator.


2 - A grande aventura de Pee-Wee
O filme, na verdade, é com humanos, mas tem uma cena em que os olhos de uma personagem saltam, e, como Tim sempre foi averso ao uso de CG, fez isso em stop motion (foram onze horas de filmagem para uma cena de exatos 1 segundo e meio).
Tem também um monstro gigante em stop motion (:


3 - O estranho mundo de Jack
O filme foi inventado, produzido e idealizado por Tim, mas quem de fato dirigiu o filme foi Henry Selick. E quem canta as músicas de Jack é ninguém menos que Danny Elfman, o gênio das trilhas sonoras.


4 - James e o pêssego gigante
O filme, na verdade, é de Henry Selick, mas Tim Burton participou como produtor. E ele tá aqui porque é um filme muito burtonístico.


5 - A noiva cadáver
O desenho mais conhecido dele, levou pouco mais de 1 ano pra ser gravado, tem números que impressionam, como o fato de terem sido tiradas 109 mil fotos para formar o filme. E os personagens principais(Emily e Victor) são idênticos aos seus dubladores(Helena e Johnny) '-'


6 - bones
Clipe de uma música do the Killers que não fez muito sucesso, mas pra mim é ótima, e eu não consido imaginar uma música mais Tim Burton, nem um clipe mais parecido com a música.


7 - 9, a salvação
Também foi só produzido por ele, mas é super fofo, conta a história de 9 bonequinhos de estopa que são os únicos sobreviventes do fim do mundo.
E o filme estreou 09/09/09


8 - Frankenweenie
Previsto pra sair ano que vem, mesmo já tendo saído como filme em 1984, é uma gracinha fofa, que conta a história de um menino que reviveu seu cachorro.


E claro que não podia ficar de fora, apesar de não ser do Tim Burton, um dos filmes em stop motion mais icônicos do mundo:
É, a fuga das galinhas, rs.

É isso gente, vou desabandonar esse lugar, juro (:

Viviane,
""

Um comentário: