sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal I

Então, eu sei que meus posts de natal esse ano estão deixando a desejar, considerando-se que eu não fiz nenhum, mas esse ano eu vou fazer um super intensivo e tentar passar um pouco do meu espírito de natal pra vocês. Como hoje é véspera de natal, nada melhor pra entrar no clima que filmes natalinos, então, eu separei o meu top 3:

1 - The polar express

História: O filme conta a história de um menino que está deixando de acreditar no papai noel, então, na noite de natal, ele é levado pelo expresso polar até o Polo Norte, onde conhece a fabricação dos presentes e encontra papai noel em pessoa, e este lhe dá um sininho, que representa o espírito de natal.

Porque é ótimo:
Pra mim é um dos mais fofos, porque fala sobre espírito de natal, e fé na magia do natal, que é uma coisa que a gente parece perder com a idade. Por mais que o filme seja hollywoodiano e capitalista, valorizando os presentes e imagem do papai noel, eu acho que a lição mais bonita que ele ensina é que por mais que você não possa comprar presentes, o que realmente importa no natal é o seu espírito natalino, de amor ao próximo e fé na humanidade, que são a essência do espírito de natal.



2 - The nightmare before christmas

História:
Jack é o rei do halloween em halloweentown, mas começa a se cansar de ser assustador e etc, até que descobre christmastown, a cidade do natal, e resolve fazer um natal em halloween town. Para isso sequestra papai noel e toma seu lugar, achando que está fazendo um ótimo trabalho, mas as outras pessoas na cidade não entendem o espírito de natal, na verdade nem Jack, verdadeiramente, e o natal de muitas crianças quase é destruído.


Porque é ótimo: Ok, é em stop motion e é do Tim Burton, isso já seria mais que suficiente, mas eu acho que a parte mais importante desse desenho é que nele o papai noel não é o perfeito e fofo bom velhinho, apesar de também não ser o grande vilão. Na história o papai noel ganha muita humanidade, e se ressente com Jack, que, no fim das contas, só queria poder viver o espírito de natal. O desenho também mostra como espírito de natal parte de dentro, e não das coisas que compramos e construímos para a data. Mas pra mim a lição mais importante do desenho não é nenhuma dessas: ele prova como bem e mal são completamente relativos, pois Jack achava-se um herói, distribuindo presentes pela cidade e fazendo o bem, mas os moradores de lá o encaravam como o monstro destruidor do natal.

3 - O conto de natal do Mickey

História:
A clássica história do malvado e avarento Scrooge, que recebe na noite de natal a visita do fantasma do natal passado, do presente e do futuro, e a partir de então se torna um bom homem.


Porque é ótimo:
eu, particularmente, sempre achei horrível e morria de medo quando assistia enquanto era criança, e quase chorava quando eu via a família do Mickey comendo uma pombinha assada no natal. Mas é a minha versão preferida da história. O filme dá a clássica lição que muitos de nós tentam passar no natal: humanidade. Deixar de pensar só em você e olhar um pouco para o próximo, principalmente porque se você não fizer isso, no natal futuro você vai estar morto e sozinho e ninguém vai te amar. Só de escrever desse desenho já me dá calafrios, mas ok, é importante pra se entender o espírito de natal.



Eu até ia falar do Grinch, mas faz tempo que eu assisti e não lembro mais da história direito ok. E só pra terminar, eu queria falar do espírito lindo de natal do google, que a página inicial tá tocando we wish you a merry christmas e depois pesquisando automaticamente "boas festas". E se você pesquisar "christmas" aparece uma guirlanda de bolinhas de natal, além da bolinha de neve no youtube e da neve que cai quando você pesquisa "let it snow" *---------*

É isso gente, preparem-se pra sentir o poder da filosofia amanhã, porque eu vou tentar passar um pouco do meu graaaaaaaande espírito de natal pra vocês (:


Viviane,

"Christmas is not a holiday, is a state of mind"

Um comentário:

  1. que lindinho, faz tempo que não vejo filmes de Natal diferentes... mas tambem não me canso de sempre assistir os mesmos =D

    ResponderExcluir