sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal II

Ok, hoje, como é noite de natal, eu queria explicar pra vocês um pouco do meu espírito de natal. Acho importante deixar bem claro que todos os sentimentos natalinos que eu aqui cito podem não existir com todas as pessoas, mas se aplicam inteiramente à mim. E antes que alguém venha me dizer que natal é uma data comercial criada unicamente pra lucrar e blá blá blá, eu queria compartilhar as duas frases de natal que mais expressa como eu me sinto sobre isso:

"A pessoa que não tem o natal em seu coração nunca vai encontrá-lo embaixo de uma árvore"

e

"Natal é amor em ação, todas as vezes que nós amamos, todas as vezes que nós nos doamos, é natal"

Ok, pode ser que pra muita gente natal represente apenas dinheiro, mas o verdadeiro espírito de natal, que aquele que enche o ar no mês de dezembro, que faz as famílias se reunirem, não pode ser comprado por valor nenhum no mundo.
Não sei exatamente explicar a "magia do natal", mas pra mim, é o mais perto que a humanidade consegue chegar de ser humana. Pode parecer hipócrita, mas no natal, mesmo as pessoas que não se gostam, desejam uma às outras um feliz natal, e você consegue perceber que o desejo é verdadeiro, porque qualquer pessoa com espírito de natal é incapaz de desejar o mal a quem quer que seja no natal, pois essa é uma época "pura", em que tudo que podemos fazer é pensar nos outro.
Por mais que seja uma data comercial, mesmo esse comércio possui um certo espírito natalino: você enfrenta filas imensas e todas as condições climáticas, não por você, mas sim por quem você gosta, pelas pessoas que você se importa, para lhes dar um presente e dizer a elas quão importantes elas são pra você, o que, apesar de ser capitalista, não deixa de ser puramente humano.
Mas eu acredito fielmente que o principal ponto do natal é fazer o bem aos outros. Esse bem se manifesta no natal desde as maneiras mais simples, como desejar um feliz natal para alguém na rua (tente, é realmente ótimo) até presentear uma criança desconhecida que mandou uma cartinha para o papai noel.
De fato, o próprio papai noel é um expoente do espírito de natal, pois Santa Claus foi um homem que presenteava a todos em sua cidade, sendo para nós espelho de bondade e altruísmo, mesmo em idade tão avançada.

Muitas, mas muitas mesmo, são as críticas das pessoas no sentido da perda do verdadeiro sentido do natal, pois este representa o nascimento de Cristo, mas, partindo-se desse pressuposto, ateus e judeus não podem ter espírito de natal e nem entendê-lo. Por isso discordo dessas afirmações, natal é o nascimento de Cristo, mas isso é apenas um representação figurada, que, na verdade, nos mostra que sempre temos chance de renascer, de recomeçar, natal é aquela sensação de que nunca é tarde pra fazer algo pelo próximo, por mais que você não acredite em Deus, ou em Jesus, é a sua chance pra acreditar nas pessoas.

E, pra finalizar, você pode estar pensando: ok, lindo, mas de que isso adianta se as pessoas vão se odiar novamente no dia seguinte? Ok, pode até fazer sentido, mas toda grande jornada começa com um pequeno passo, e é melhor haver um sentimento de que é possível ser melhor e realmente se esforçar pra ser uma vez ao ano que nenhuma fez na vida.
Então, nesse natal, faça algo por alguém que você não conhece, porque por pior que seja a sua vida, sempre existe alguém pior, e só esperando por um conforto que pode vir de você.
Por isso, eu queria desejar pra todo mundo um natal maravilhoso, e deixar aqui a lembrança de que não é um presente ou uma ceia que vão fazer seu natal ser feliz, o seu feliz natal só depende de você e da sua fé em si mesmo e nos outros.

Viviane,
"Christmas is doing a little something extra for someone."

Nenhum comentário:

Postar um comentário