quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Time travel

Falar de tempo me fez refletir sobre viagens no tempo. Desde que o tempo existe, o homem pensa em voltar nele, ou ir para o futuro, uma vez que o presente só dura 3 segundos.
Em muitos filmes existem viagens no tempo. A primeira vez em que o tema foi cinematograficamente mostrado foi no filme "A máquina do tempo", de 1960 em que um homem constrói uma máquina do tempo pra salvar a namorada que foi assassinada. A máquina é a da foto ao lado.

Segundo Einstein, o tempo é um rio, sim, mas um rio congelado, ou seja, o tempo não passa, nós passamos por ele, portanto, nada que aconteceu nem nada do que vai acontecer pode ser mudado. Portanto, por mais que você pudesse viajar no tempo, nada seria mudado, porque até a sua viagem já estava programada.
Em 1957, entretanto, surgiu Everett, que pensou na teoria dos muitos mundos. Ou seja, trocentos universos paralelos, e em cada um deles você tem uma vida diferente. Seguindo-se essa teoria, por exemplo, você podia voltar ao passado e matar seus pais, aí, em um universo paralelo você não nasceria, mas nesse sim. É como se fossem zilhões de lagos congelados. Ou seja, é impossível voltar ao passado e matar seus pais.

Essa teoria, entretanto, não mata a importância dos que são, entre os poucos filmes de viagem no tempo que eu já li, os três melhores, e que dão ideias diferentes sobre o assunto:


1 - Efeito Borboleta
Vou falar do 1, mas a ideia é a mesma pros 3.
Bom, efeito Borboleta não segue a regra de Einstein, e nele você pode sim mudar seu futuro através do seu passado. No filme não existe uma máquina do tempo, apenas o personagem principal tem um "poder" bizarro, e, quando lê seus diários antigos, consegue voltar ao passado. E viajar também no espaço, pelo que dá a entender.
A história se baseia em um cara perturbado, que teve problemas na infância, e quando começa à voltar ao passado, percebe que cada vez que vai pro futuro de novo tudo vai ficando mais ferrado (uma vez ele é preso, em outra perde os braços e pernas, em outra é louco e nem tinha diários). E uma coisa interessante sobre esse filme é que, quando ele muda as coisas que fez e volta para o futuro todas as coisas que aconteceram depois do que ele mudou são jogadas em sua memória, mas as que foram apagadas não somem, então ele fica louco.
O mais genial do filme é o título, que se refere à um efeito observado na teoria do caos, em que uma pequena alteração em uma certa informação pode modificar totalmente todo o resultado final.

2 - De volta para o futuro
De volta para o futuro conta a história de Marty McFly, um adolescente dos anos 80 que, auxiliado pela máquina-do-tempo-DeLorean de seu amigo inventor volta pro ano de 1955. Ele viaja no tempo, mas não no espaço. Acontece que, no passado, ele cria paradoxos temporais (muda coisas que aconteceram [sim, esse filme também matou a teoria de einstein]) e chega a fazer sua própria mãe se apaixonar por ele por engano. Então, como sua mãe não se apaixona pelo seu pai, ele começa a sumir! Mas aí ele consegue fazer os dois ficarem juntos, e inclusive consegue fazer eles ficarem ricos, por engano. No 2 ele salva ele mesmo no futuro, e no 3 vai parar no velho oeste, mas o 1 é uma obra.
O mais legal do filme é o momento em que Marty, um garotinho do rock, toca "Johnny b. Goode" no baile da escola, numa época em que a música ainda nem existia, e a parte em que sua mãe, bebendo e fumando, diz que vai deixar os filhos dela fazerem o que bem entenderem.



3 - Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban
Em HP3 Hermione se inscreve para todas as matérias existes em Hogwars, por isso ganha um vira-tempo, para poder assistir duas aulas ao mesmo tempo. Esse vira-tempo acaba sendo muito útil pra salvar Sirius e Bicuço, no fim do filme. Pra mim esse é o mais paradoxal de todos, porque segue o princípio de Einstein, e conseguem salvar os inocentes, mas, como o filme segue a regra do rio congelado, eles percebem que coisas que aconteceram com eles na primeira vez que os fatos aconteceram foram causadas por eles mesmos. Ou seja, eles mudam o futuro, mas não mudam, porque já tinham mudado.
Harry resume esse paradoxo numa frase sobre a execução de seu patrono (que, como eu já disse, devia ser um boi.): "Eu sabia que podia fazer, porque, você vê, eu já tinha feito."

REFLITA.


E em BBT tem uma cena muito engraçada envolvendo viagens no tempo:


Enfim, é isso, reflitam se vocês realmente gostariam de viajar no tempo, porque tem um ep. de misfits que o cara volta no tempo pra matar o Hitler, e acaba fazendo a Alemanha ganhar a guerra.
fim.

Viviane,
"Como é misterioso o tempo. Poderoso, e quando interferimos, perigoso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário