quinta-feira, 28 de abril de 2011

Então, o que é que vai ser hein?

Eae druguis, hoje eu estou aqui pra govoreet desse livro horrorshow chamado Laranja Mecânica. Muita gente considera um livro vazio que fala de um nadsat drencrom e rebelde sem causa, mas pra mim transcende. Laranja mecânica fala sobre o que realmente é bom e mau, o que faz o ser humano ser o que é, e se vale a pena toda essa evolução, se a nossa vida só vem ficando pior. Laranja mecânica foi considerado um dos 100 melhores romances escritos e inglês, é considerado um dos três grandes romances que trata da alienação pós-industrial que aconteceu na Inglaterra, ao lado de 1984 e Admirável mundo novo e ganhou adaptação para o cinema em 1971.


A história gira em torno de Alex, um malchick muito horrowshow que fala nadsat (dialeto misturado de inglês e russo) e pratica a ultraviolência como se fosse o próprio Bog. A primeira parte do livro, narrado pelo próprio Alex, fala de tudo que ele fazia como se fosse normal crast casas de escritores e fazer o velho in-out-in-out em devotchkas de 10 anos. E Alex visita os bares de Leite-com, pra tomar seu delicioso moloko com facas (no filme o moloko do leite-com sai dos groodys de manequins de lojas).
Em uma de suas aventuras Alex acidentalmente oobivat uma velhinha dona de 20 koshkas (no filme é uma escultora) e vai para a oozi, tendo apenas 15 anos. Na oozi, vira "droog" do Charlie, por gostar de ler a Bíblia, de fato, o garoto sempre diz que se imaginava chicoteando Jesus na cruz. Um novo droog de cela tenta se aproveitar da ingenuidade de Alex e acaba morto a tolchoks, Alex então é designado para participar do renomado método de Ludovico, que cura um criminoso em 15 dias. O método de Ludovico consiste em aplicar uma drencrom que causa enjôo nos detentos e depois fazê-los assistir filmes ultraviolentos, dessa maneira o plot acha que o que o faz mal é a ultraviolência e a repele, tornando a pessoa boa. De fato funciona com Alex, e ele é solto.
Na terceira parte Alex reencontra todas as pessoas as quais fez mal durante sua vida pré-Prestata, e todas se vingam do malchick, que não pode se defender por causa dos enjôos. Acontece, no entanto, que Alex, um grande fã de música clássica, repele também esse tipo de zvook, pois o mesmo tocava enquanto ele videava os filmes. Numa reviravolta de interesses políticos e vingança, banhada à Ludwig van Alex se joga de uma janela. No hospital, é tratado até voltar ao normal pelo governo, que não quer perder a eleição por causa do uso do método já muito criticado de Ludovico e ganha um emprego.
Alex arruma novos druguis e continua sua vida horrorshow, no entanto, já aos 18 anos, Alex percebe que não se sente mais feliz sendo ultraviolento, e resolve que quer ter um filho, sendo que o livro termina com Alex refletindo sobre como seus filhos cometerão os mesmos erros que ele e por mais que ele avise, ele terão que aprender errando.


Então, agora eu vou postar algumas frases do livro bem reflexivas sobre bem e mal e afins.
"Eles não procuram saber a origem da bondade, então porque ir à outra loja? Se os plebeus são bons é porque eles gostam, e eu jamais iria interferir com seus prazeres, e o mesmo vale para a outra loja. E eu frequento a outra loja. E mais: maldade vem de dentro, do eu, de mim ou de você completamente odinokis e esse eu é criado pelo próprio Bog, e é seu grande orgulho e radóstia. Mas o não eu não pode ter o mau (...) porque não pode permitir o eu. Mas eu faço o que faço porque gosto de fazer"
"Se todos vocês filhos da puta estão do lado do bem, então estou mui contente de fazer parte da outra loja"
"A bondade vem de dentro. Bondade é algo que se escolhe. Quando um homem não pode escolher ele deixa de ser um homem."
"Pode não ser bom ser bom, ser bom pode ser horrível"
"Será que um homem que escolhe o mal é pior que um homem que teve o bem imposto a si?"
reflita.

E tem mais uma bem fofa que ele fala pra em dele:
-Isso não é jeito de falar com sua mãe. Ela que pôs você no mundo.
- Um mundo muito grazni e voni, por sinal.
vou usar essa, haha.

E afinal, o que todos querem saber: porque o livro chama laranja mecânica:
Uma teoria vinha sendo desenvolvida pelo escritor que Alex assaltou, essa teoria dizia que "o ser humano vem sido tratado como uma coisa mecânica, enquanto, na verdade, é uma simples criação de Deus, algo natural como uma fruta." Laranja mecânica era o título da tese, e Alex ficou com essas palavras na cabeça, usando-as enquanto era apresentado como um novo homem à sociedade. Alex diz: vocês me tratam como se eu fosse uma laranja mecânica.
Existe também um ditado britânico que diz: tão estranho quanto uma laranja mecânica, que também serviu de inspiração pro título.

E agora pra terminar umas curiosidades bem curiosas do filme:

1 - Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, Malcolm arranhou a córnea e ficou temporariamente cego. O doutor que acompanhava Alex durante o tratamento era um doutor de verdade, e estava lá por motivos de segurança para Malcolm.

2 - Malcolm também teve costelas quebradas durante a filmagem da cena de humilhação após o tratamento, e ele quase se afogou de verdade na cena em que os seus ex "drugues" o encontram e o submetem à uma tortura em uma banheira.

3 - Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.

4 - Malcolm McDowell me seduz demais com essa cara de bad boy, OMFG.

Laranja mecânica recebeu 4 indicações ao Oscar e não levou nenhum, fato considerado um dos mais injustos da história do cinema, já que a história é genial, o diretor é genial e o ator é genial.

E, por fim, fim mesmo uma foto super fofa pra vocês:



Esse foi um mais um post laranja, porque o livro chama laranja mecânica e porque Alex diz que se veste "no auge da moda carcerária", assim como os Misfits.
Você pode baixar o livro aqui e o filme aqui. Mas isso seria ilegal.
E se você não entendeu esse post, leia o dicionário Nadsat para achar as palavras sumidas. Lembrando que nesse dicionário, assim como no post, as palavras em Nadsat então no original, mas a última edição do livro contém o dicionário traduzido pra português.

agora sim, fim.

Viviane,
"Você será sua própria tortura. Que isso te mate."

Um comentário: