sexta-feira, 18 de março de 2011

SS

Então, queridos leitores, eu não abandonei vocês. Fiquei aqui esperando alguém postar, mas sobrou pra mim de novo...
Hoje eu quero falar de uma coisa que faz parte da minha vida desde que eu tinha uns 11 anos: o mestre Sidney Sheldon.

Não vou falar muito da vida dele, mas primeiro eu queria dar uma ideia pra vocês da magnitude e importância desse cara (sweeney todd says: at least, my arm is complete again tãtãtã). Sheldon escreveu 24 livros, vendeu mais de 300 milhões de cópias, foi traduzido pra 51 idiomas e vendido em 180 países. Além disso assinou 250 roteiros televisivos (entre eles Casal 20 e Jeannie é um gênio), 6 peças na Brodway e 25 filmes. Foi o único autor da história a ganhar um Oscar, um Tony e um Edgar. Apesar disso, Sheldon sempre foi detonado pela crítica, o que não o impediu de adaptar vários de seus livros para a TV e cinema (com um dos filmes estrelados por Audrey Hepburn, inclusive).
Sheldon morreu em 2007, aos 89 anos, dois anos após ter publicado sua auto-biografia "o outro lado de mim". Recentemente Tilly Bagshawe, autora fã do mestre que recebeu apoio do mesmo para continuar escrevendo, publicou dois livros sob o nome do autor. Os livros seguem a linha SS, mas ao meu ver não são tão bons quanto os originais.
As obras do autor seguem a linha policial, e geralmente falam "sobre mulheres que são talentosas e capazes, mas o mais importante, mantêm sua feminilidade.". Sheldon sempre visitava os lugares sobre os quais queria escrever, porque dizia que não era capaz de enganar seu leitores descrevendo um lugar que ele não conhecia.
Então, eu vou postar pra vocês sobre todos eles *-*
Mas não tudo de uma vez. Hoje eu vou falar dos meus preferidos, depois dos infanto-juvenis, depois dos que tem continuação e depois sei lá.


1 - If tomorrow comes (Se houver amanhã).

Lançado em 1985, pra mim é o mais genial de todos. A história começa com Tracy Whitney, uma bancária grávida que estava apaixonada e prestes a se casar com seu príncipe encantado. Sua mãe comete suicídio e Tracy sai em busca do que a levou a fazer isso. Descobre um entremeado de corrupção e acaba por parar na cadeia. Perde seu filho, seu noivo a abandona, e ela é estuprada pelas detentas. Por salvar a vida da filha do diretor de um afogamento sem saber nadar Tracy consegue liberdade. Ela busca um emprego, mas não consegue. Logo, Tracy se torna uma ladra de joias, seu destino se cruza sempre com o de Jeff Stevens, também um ladrão. Ambos muito bem sucedidos, eles se apaixonam, se casam e partem em direção ao Brasil.
Se houver amanhã virou uma mini-série, que passou em 3 episódios em 1986.




2 - A stranger in the mirror (Um estranho no espelho)

Lançado em 1976 foi o terceiro livro dele. Conta a história de Toby Temple e Jill Castle, primeiro cada um por si, e depois com suas vidas entrelaçadas. Toby é um comediante de sucesso que se casa com Jill, uma atriz sem talento que usava de meios suspeitos pra conseguir papeis em filmes. Toby e Jill se apaixonam, se casam, e são vistos como a dupla perfeita. Toby tem um derrame cerebral e se torna inválido. Jill cuida dele incansavelmente até que ele se cura. Eles voltam pra sua vida glamourosa, porém Toby tem outro derrame e se torna inválido novamente. Jill, ciente de que não aguentaria cuidar do marido novamente o joga na piscina e o mata afogado. Perturbada pelo fantasma de Toby, Jill comete suicídio, se jogando de um navio.
Um estranho no espelho foi adaptado pro cinema em 1993.






3 - Bloodline (A herdeira)

Lançado em 1977, conta a história do império Roffe, uma grande empresa de medicamentos, que apesar de seu tamanho nunca se abriu para a venda de ações. O presidente da empresa é assassinado e sua filha Elizabeth recebe o controle da empresa. Liz descobre que a empresa está sendo vítima de sabotagem que parte de um de seus 5 primos, os outros donos da empresa, que querem que a empresa se abra para a venda de ações. Liz se casa com um dos altos funcionários da empresa, por quem foi apaixonada desde a adolescência. Porém a herdeira está sendo vítima de diversos "acidentes" e tem que descobrir qual de seus queridos primos, ou seu próprio marido, que deseja vê-la morta, considerando-se que todos tem motivos mais que suficientes pra isso.
A herdeira foi adaptado para o cinema em 1979 e tem Audrey Hepburn no papel de Elizabeth;


4 - Nothing lasts forever (Nada dura para sempre)

Lançado em 1994, conta a história de 3 residentes de um hospital público: Paige, Honey e Cat. Honey sempre foi inferior à suas irmãs, então começou a fazer "favores" pelos homens para conseguir o que queria, assim, se torna médica, mesmo sendo uma completa ignorante. Kat foi estuprada pelo padrasto e ficou grávida aos 13 anos. Fugiu de casa e nunca mais voltou. Kat se apaixona por Ken, sem saber que na verdade ele fez uma aposta com os outros médicos que a seduziria. Kat fica grávida, mas Ken se apaixona pela filha de um senador que promete transformá-lo em um médico famoso. Ken mata Kat e tenta fazer parecer morte durante tentativa de aborto. Paige prova que foi assassinato. Ela se apaixona por um arquiteto que está visitando o hospital, mas sua paz é perturbada por um caso de eutanásia que é considerado assassinato por causa de uma herança, Paige vai a julgamento, mas o testemunho do médico mais brilhante do hospital, que a médica julgava a odiar, prova sua inocência.


5 - Rage of the Angels (A ira dos anjos)

Lançado em 1980. Conta a história de Jennifer Parker, uma advogada que se apaixona por Adam Warner, candidato a senador. Adam é casado, e sua mulher arma uma situação para que eles não se separem. Jennifer tem um filho de Adam, mas não revela isso a ninguém. Ela se torna uma das melhores advogadas criminais de NY, atraindo a atenção do mafioso Michael Moretti. Jennifer tenta evitá-lo, mas precisa dele pra salvar seu filho. Começa a trabalhar para a máfia e ter um caso com Michael. Seu filho morre, a advogada é acusada de estar fornecendo informações da máfia para a polícia e é atacada por eles, indo parar no hospital. O final do livro diz que "Jennifer andava pela rua sorrindo, todo o sofrimento esquecido" o que gera três opiniões, a primeira de que ela morreu, a segunda de que ela permanecey em coma no hospital e a terceira de que ela realmente se curou.
A ira dos anjos foi adaptado pra TV em 1983.



P.S.: as capas dos livros são todas das versões que eu li pela primeira vez. E as quotes lá de baixo são de autoria do próprio Sheldon.
é isso gente, eu sei que eu me empolguei, mas né, é Sheldon *-*
e eu ainda vou postar seus Cupcakes Patty. E feliz aniversário Amazing Bruna.


Viviane,
"Try to leave the Earth a better place than when you arrived. "

Um comentário:

  1. Humm... Detalhe que graças a mim você conheceu esse gênio, né, gateenha? ;D

    Sorte que eu já li todos esses, pq vc não colocou no título que contém SPOILERS!!!!

    ResponderExcluir